Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Saiba como o mau planejamento da safra da soja pode prejudicar colheita da cultura.

Após todo o desenvolvimento da soja finalizado, e com os grãos prontos para serem colhidos, ainda temos que retirá-los do campo. O momento ideal para colher a soja é determinado principalmente através da umidade dos grãos, que deve estar entre 13% e 15% para que ocorram perdas mínimas. Essas perdas são muito variáveis e dependem dos tipos de maquinário, grau de manutenção e grau de instrução do operador. A média brasileira de perdas na colheita da soja está em torno dos 120 kg por hectare, ou seja, mais de 2,5 milhões de toneladas são perdidos no campo anualmente.

Atualmente o produtor tem se preocupado muito com o manejo do solo,  pragas, doenças e plantas daninhas, entretanto, um momento de extrema importância e que exige um bom planejamento é a colheita dos grãos. Desde a revisão e planejamento logístico de seus maquinários até o acompanhamento do clima e fenologia da soja são relevantes para a colheita no ponto ideal.

Na prática, é recomendável que a colheita seja realizada logo que possível após a maturidade fisiológica da soja, ou seja, quando o transporte de nutrientes para o grão cessa e ela chega ao acúmulo máximo de matéria seca, com as melhores condições fisiológicas. Porém, neste período a soja se encontra com alta umidade e presença de ramos e folhas verdes, o que impossibilita a colheita mecanizada. Dessa forma, devemos realizar a dessecação para diminuir o período em que os grãos ficam no campo expostos a condições climáticas adversas, pragas e doenças.

A maturidade fisiológica do grão deve ser respeitada, pois quando a colheita é realizada fora da faixa do teor de umidade ideal, podem ocorrer perdas na produtividade e rentabilidade da safra, devido aos danos mecânicos. Por isso, o planejamento dessa etapa é fundamental!

Estudos realizados por pesquisadores da Embrapa Soja, indicam que a colheita realizada antecipadamente, com 18% de umidade, proporciona maiores danos nos grãos. O indicado é realizar o monitoramento da umidade dos grãos da lavoura nos dias que antecedem a data prevista para colheita, pois as condições climáticas influenciam diretamente na maturidade.

Monitorando a umidade dos grãos durante a colheita, você também evitará perdas na pós-colheita. Se logo após a colheita você deseja armazenar sua soja, fique atento aos processos de secagem e condições de armazenamento, lembrando-se sempre de verificar qual a umidade dos grãos antes da entrada na unidade armazenadora.

De forma geral, para realizar a colheita no momento certo é necessário que toda a safra de soja seja acompanhada. Planejando desde o plantio até a colheita,  você evita que as plantas fiquem no campo por um longo período. Está enfrentando problemas no desenvolvimento da safra de soja? A CONSOAGRO pode auxiliar você produtor rural a planejá-la e acompanhá-lo para que não haja surpresas desagradáveis no fim do ciclo da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat