Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Mudanças climatológicas e como administrar

 

Mudanças climatológicas e como administrar esses fenômenos é um desafio na vida do agricultor, nesse texto encontram-se formas de que diminuir as consequências.

Antes de tudo, o termo mudança climatológica é definido pelas variações de clima no tempo devido à variantes naturais e resultado das atividades humanas.

Dessa forma, percebe-se que as mudanças climáticas vêm se manifestando de diferentes formas, com destaque para: o  aquecimento global e a maior frequência de fenômenos climáticos extremos.

De acordo com o relatório do “Painel Intergovernamental” sobre mudança climática, o clima global está sofrendo variações por conta das atividades humanas.

Da mesma forma, percebe-se que as mudanças regionais recentes na temperatura tem tido impactos visíveis em muitos sistemas biológicos. Observa-se que também vem impactando a vida urbana e o setor do Agronegócio.

Uma vez que entre as atividades econômicas a agricultura é aquela com maior dependência das condições de tempo e clima.

Concluindo que as mudanças climatológicas e como administrar-las é muito importante.

Os impactos das atuais transformações no cenário climático são muitos: a seguir serão descritos alguns:

1. Mudanças climatológicas e problemas da culturas:

Um dos efeitos das variações climáticas é a mudança no cenário de doenças e seu manejo, impactando na produtividade agrícola.

Ferrugem referente ao aumento da produção de esporosEm determinadas regiões, podem ocorrer o aparecimento de novas doenças, assim como pode haver a intensificação.

Dessa forma, além da contribuição da alta umidade com o aumento da produção de esporos, outras doenças são favorecidas nessas condições.

Também, podemos destacar a mudança de cenário com pragas migrando para regiões nas quais não atuavam.

2. Vulnerabilidade dos recursos hídricos:

Mudanças climatológicas - DesertificaçãoEfeitos claros desta transformação são secas mais prolongadas e a desertificação, impactando o meio agronômico na perdas de produtividade e ameaça à biodiversidade.

3. Eventos extremos:

Mudanças climatológicas - Chuva forteImpactam diretamente o setor agrícola. Dentre os quais destacam-se:

  • Ondas de calor – interferência nas fases do ciclo fenológico das culturas e no desenvolvimento de órgãos vitais das plantas;
  • Veranicos – períodos de estiagem, acompanhados de calor, insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou inverno.
  • Chuvas e ventos intensos – problemas ligados à mecanização agrícola, acamamento de culturas e pulverização de defensivos agrícolas.

Técnicas de administração de riscos

É essencial o estudo do sistema ao qual a produção está inserida , observando os problemas associados ao clima da região e as suas possíveis causas.

Sendo assim, emprego de algumas técnicas pode ajudar na redução de maiores impactos das mudanças climáticas:

– Estudo das mudanças climatológicas da região a qual se pretende plantar:

Em síntese, permite a redução do risco de produção, sendo importante para a definição do Planejamento Agrícola e as Tomadas de Decisão.

Assim, no planejamento agrícola devemos levar em consideração as características da propriedade/ área, como:

  • Zoneamento agroclimático:

É o sistema de gestão de riscos agrícola, definido para cada região e cultura, ele permite identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Os ciclos das cultivares estão associados com a escolha da melhor época de semeadura.

  • Planejamento Topo e Microclimático:

Está relacionado com a correta disposição das culturas de acordo com a configuração e exposição do terreno, a fim de evitar áreas mais sujeitas às geadas, assim como o maior aproveitamento na exposição à radiação solar.

Bem como o estudo agrometeorológico, são essenciais os cuidados com a tomada de decisão, baseadas nas condições do tempo atuais e previstas para o local de plantio.

Assim, conclui-se que algumas ações que podem ser implementadas na tomada de decisão do sistema de plantio que auxiliam a cultura a encarar condições climáticas adversas:

  • Sistemas de plantio direto

Para a maior saúde do solo, evitando dentre outros fatores, a perda de recursos como a água e lixiviação de minerais;

  • Plantio escalonado,

Distribuição de cultivares com diferentes características de ciclo de desenvolvimento em diferentes épocas, dentro do intervalo de tempo mais indicado para plantio da cultura em cada região.

Sendo assim, essa técnica diminui o risco de toda uma lavoura estar pronta para colheita e receber umidade excessiva, que prejudica a qualidade dos grãos.

Dessa forma, clima e o tempo são um dos maiores responsáveis por grandes reduções de produtividade a curto e longo prazo, sendo necessário o constante cuidado com o manejo climático na área de plantio.

A CONSOAGRO, está disposta a te auxiliar a identificar as mudanças climatológicas e como administrar-las no seu  planejamento de cultura, caso tenha dúvidas com o planejamento da próxima safra entre em contato conosco!

1 comentário em “Mudanças climatológicas e como administrar”

  1. Pingback: ZARC: o que é e como usar seu aplicativo gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat