Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Quais os efeitos do estresse hídrico nas plantas? Quais são as causa e como lidar com elas.

Para começarmos a falar sobre esse assunto, devemos primeiramente explicar a importância da água para as plantas. A necessidade de água para esses seres vivos ocorre devido à abertura de seus estômatos, parte importante para a transpiração da planta, que resulta no funcionamento geral da fotossíntese, fazendo com que os nutrientes “subam” da raiz da planta pelo xilema (vaso condutor da planta) no momento da transpiração. Logo, quanto maior o tempo de abertura dos estômatos, mais fotossíntese é realizada e maior é a produção da planta. Porém, a abertura dos estômatos consome água, como mencionado anteriormente, e quanto maior o tempo de abertura estomática, maior é o gasto desse recurso precioso (cerca de 97% da água que a planta absorve é destinada à transpiração).

O solo desempenha um papel fundamental no armazenamento de água para as plantas. Os solos mais antigos (profundos) têm uma maior capacidade de retenção devido à maior quantidade de poros. O tipo de solo interfere significativamente na quantidade de água absorvida, sendo que os solos mais argilosos conseguem reter mais água. A compactação é um fator limitante para o armazenamento de água no solo, pois reduz os “poros” presentes no solo e dificulta a absorção pelas plantas

foto de Planta murcha e planta normal

Planta murcha e planta normal (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/22885691/cientistas-usam-bacterias-para-ajudar-plantas-a-resistir-a-seca)

Como se pode observar na imagem, a deficiência hídrica nas plantas causa uma redução na produção de energia para a planta, menos nutrientes são absorvidos da solução do solo, a planta perde a turgidez dos estômatos (fica murcha), entre outros problemas bioquímicos. Mas tudo tem uma solução, e a Consoagro vai apresentar agora quais são essas soluções.

  • Conheça o histórico de chuvas da região, saiba como funciona e quais são os períodos de estiagem, para saber qual a melhor época para o plantio e quais variedades usar.
  • Deixe seu solo descompactado; assim, a sua planta terá um maior “reservatório” hídrico, fazendo com que a planta não gaste energia buscando poros com água.
  • A implantação de rotação de culturas contribui com a descompactação, nutrição e estrutura do solo, permitindo que a planta tenha muito mais nutrientes com facilidade em algum momento de possível estresse.
  • O plantio direto contribui com a palhada no solo, fazendo com que a temperatura do solo diminua, reduzindo o estresse da planta devido ao aquecimento excessivo.

Conclusão

Vimos a importância de manejar o solo corretamente e evitar o estresse da planta, para que ela consiga produzir em alto rendimento. Cuide da época de plantio e da variedade escolhida para o clima da sua região e atente-se ao histórico de chuvas. E não esqueça de entrar em contato conosco para te ajudarmos no planejamento da safra da sua lavoura! Entre em contato conosco pelo nosso Instagram: https://www.instagram.com/consoagro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat