Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Uso Consciente de Agroquímicos

 

Para que a utilização dos agrotóxicos seja segura e eficiente é necessário que o produtor cumpra algumas regras para que os produtos cheguem ao mercado a fim de serem comercializados

Para obter sucesso na aplicação de defensivos agrícolas, é importante seguir boas práticas como a segurança na aplicação. O primeiro passo é proteger o operador contra intoxicações que podem ser causadas por defensivos. Embora isso não influencie na eficácia da aplicação dos produtos em si, seguir as normas relativas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, avental e botas, garante a segurança total da operação.

“É importante ter ciência da aplicação correta e da real necessidade de utilização do produto”, alertou o engenheiro-agrônomo do Idaf Denevaldo Filete, e completou: “O agrotóxico só deve ser adquirido após um diagnóstico feito por um profissional. Caso realmente seja necessário, é emitida uma receita agronômica com as devidas orientações para preparação e aplicação. A utilização do equipamento de proteção individual (EPI) também é fundamental para a segurança do aplicador, principalmente no momento de preparo da calda, quando o produto está concentrado”, orientou.

Outro ponto importante é a segurança ambiental. O produtor deve ficar atento pois o uso consciente e correto dos defensivos contribui para uma produção mais sustentável e reduz o desperdício no uso de químicos na colheita. Por exemplo, quando o produtor trabalha acima dos limites de vento e temperaturas, ele perde o produto para o ambiente, por deriva.

Ser orientado por um profissional da área e escolher o produto certo é outro ponto que deve ser levado em consideração pelo produtor rural. Cada cultura tem necessidades e riscos específicos.

O passo inicial é identificar quais doenças ou pragas poderiam causar danos àquela plantação específica. A partir de então, o produtor deve buscar conhecer os defensivos que sejam mais adequados a cada tipo de cultivo e praga.

A aplicação é outro ponto fundamental. A pulverização inadequada pode gerar custos adicionais ao produtor em virtude de desperdício de produtos, especialmente quando a área a ser coberta é muito grande. Por isso é preciso ficar atento ao clima, ao alvo, área ao volume e a cobertura da área.

Os agrotóxicos são responsáveis pelo crescimento acelerado na produção, tendo em vista que agem no combate a pragas, doenças e plantas daninhas fato que justifica sua grande comercialização e utilização. O clima tropical do Brasil contribui para o surgimento desses inimigos de plantações por isso o Brasil aparece como um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo.

Pesquisas recentes têm apresentado alternativas e produtos que minimizam os impactos ambientais o avanço da tecnologia agrícola incentiva ainda mais os produtores a usarem defensivos de forma consciente e correta

Uso correto também é necessário por parte dos produtores e isso já acontece no campo. O exemplo é a tríplice lavagem antes do descarte e também O dia do campo limpo, evento onde a maioria dos produtores destinam  corretamente as embalagens não usadas mais no campo.

1 comentário em “Uso Consciente de Agroquímicos”

  1. Pingback: Uso da água na agricultura - Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat