Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

COMO PREVINIR A DEGRADAÇÃO DAS PASTAGENS

A degradação de pastagens é a queda acentuada e contínua da produtividade da pastagem, no decorrer do tempo. Ela ocorre em todas regiões do Brasil, contribuindo para que uma grande parte das áreas de pastagens no País estejam sendo usadas muito abaixo do seu máximo potencial.

 

A forma mais prática de identificar se uma pastagem está degradada é observando a capacidade de suporte, ou seja, quantos animais são possíveis de se manter em determinada área sem ocasionar prejuízos, como perda de peso e baixa produção de leite. Outros fatores que podem levar à identificação de um pasto em degradação são solos sem vegetação e grande quantidade de plantas daninhas.

 

Existem diferentes opções de como reverter o processo de degradação de uma pastagem:

  • Recuperação direta: consiste em recompor a produtividade da pastagem e da cobertura do solo pelas forrageiras, controlando as plantas daninhas e ajustando a fertilidade do solo. Nesse processo pode não ser preciso interromper o uso da pastagem, mas se caso for necessário, o período é de mais ou menos 30 dias.
  • Renovação: além da correção da fertilidade do solo, também é feito o replantio das forrageiras, sendo assim, é preciso fazer uma nova formação de pasto. Nesse caso é preciso interromper o uso da área por cerca de 90 dias, e a renovação pode custar até três vezes mais do que a recuperação direta.
  • Renovação indireta ou recuperação: nessa forma de recuperação de degradação integra-se a formação da pastagem com o plantio de lavoura (ILP), lavoura mais floresta (ILPF) ou somente floresta (silvipastoril). Essa opção requer mais investimento em um pequeno espaço de tempo, mas normalmente tem maior possibilidade de retorno financeiro do que se foi investido.

 

O manejo preventivo é a forma mais eficiente para evitar a degradação da pastagem. Então, se o manejo for feito de forma profissional, regulando o número de animais por área de pasto, analisando periodicamente o solo e sua fertilidade e controlando as plantas daninhas e pragas, a pastagem produtiva passará a ser o cenário predominante na propriedade rural. Com a implementação do manejo preventivo, (o produtor não só garante a produtividade da pastagem, como também evita a perda ambiental, social e financeira.

 

Nós da CONSOAGRO temos consciência do impacto que uma boa conservação da pastagem irá causar para sua propriedade. Se você está com problemas, entre em contato conosco pelo nosso site ou pelas nossas mídias sociais, que iremos encontrar a melhor solução para o seu pasto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat