Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

fazendeiro idoso segurando celular

ZARC: o que é e como usar seu aplicativo gratuito!

Com finalidade de de melhorar a qualidade e a disponibilidade de dados e informações sobre riscos climáticos no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e outras instituições, desenvolveu o método de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

 

Esta solução tecnológica  passou a ser aplicada em 1996 no Brasil, a partir disso a ferramenta vem ajudando na análise de riscos e permite a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo de cultivares, de forma a evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas.

 

O modelo agrometeorológico desenvolvido utiliza metodologia própria, validada pelo MAPA  e pela Embrapa. Tem por objetivo analisar diferentes indicadores do clima, tipo de solo e ciclo de cultivares, evitando que adversidades climáticas aconteçam ao mesmo tempo que as fases mais sensíveis das culturas, e assim diminuindo as perdas agrícolas. 

 

O ZARC analisa elementos que podem influenciar diretamente no desenvolvimento de diferentes cultivares, como temperatura, umidade, chuva, geadas, demandas hídricas de cada cultura, quantidade de água no solo e outros componentes geográficos. A ferramenta é examinada anualmente e suas atualizações podem ser encontradas em portarias publicadas no site do MAPA e no Diário Oficial da União, e a partir do ano de 2020 pode-se encontrar as informações no aplicativo do ZARC, o Plantio Certo.

 

Como o aplicativo do ZARC funciona?

 

O aplicativo móvel – Plantio Certo – está disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos para Android e IOS, a consulta ao ZARC- Plantio Certo permite que o usuário receba a indicação das diferentes taxas de riscos (20%,30% e 40%) e verifique as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos meteorológicos adversos para 43 culturas agrícolas, em 5.507 municípios do território nacional.

 

Com o aplicativo, o produtor rural tem toda a informação sobre riscos climáticos em suas mãos! Para se planejar, o usuário seleciona o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta de interesse e, a partir disso, o sistema apresenta a época do ano mais apropriada para a semeadura.

 

O usuário também pode informar uma data de plantio e consultar as condições meteorológicas mais detalhadas para o desenvolvimento da cultura, como precipitação, armazenamento de água no solo, temperaturas e número de dias sem chuva. O Plantio Certo apresenta as opções de cultivares adaptadas para cada localidade, a lista traz informações sobre as principais características agronômicas cadastradas no Registro Nacional de Cultivares.

 

Em 2021, o aplicativo terá novidades. Silvio Evangelista, analista da Embrapa Informática Agropecuária, conta que:

serão integrados novos recursos à ferramenta, que permitirão o acompanhamento do desenvolvimento da cultura via informações orbitais. Os dados serão fornecidos pela API SATVeg, que é derivada do Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) e permite a consulta a um banco de dados geoespacial com perfis temporais de índices vegetativos (NDVI e EVI). Esses índices são capazes de indicar a presença e o vigor do vegetal e possibilitam que se acompanhe, ao longo do tempo, o comportamento das culturas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat