Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

O que é o Seguro Agrícola?

Ao longo dos últimos anos, sabemos que um dos principais desafios da produção agrícola está relacionada aos eventos climáticos, os quais podem gerar tantos efeitos positivos quanto prejuízos para a sua fazenda. Para a adequada proteção de suas atividades, é essencial que os produtores conheçam os seguros disponíveis no mercado. Como alternativa temos o seguro agrícola, é um tipo de serviço que protege o produtor rural de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversos que afetam as lavouras.
Que prejuízos seriam esses?

  • Incêndio;
  • Chuvas excessivas
  • Queda de raio;
  • Tromba d’água;
  • Ventos fortes;
  • Ventos frios;
  • Granizo;
  • Seca;
  • Geada;
  • Variações excessivas de temperatura.

    A cobertura do seguro se dá desde a emergência da planta até a colheita da lavoura. O tipo de cobertura pode variar de empresa para empresa.

Quais os benefícios?
Garante uma renda razoável até a próxima colheita, protege o agricultor contra eventuais perdas na lavoura e dá a oportunidade do produtor de se recuperar diante dos prejuízos causados por alterações climáticas. Além de ausência de franquia comum nos seguros; isenção do imposto sobre operações financeiras (IOF); inspeção sem custos para o produtor; garantia de proteção do plantio até a colheita; redução da vulnerabilidade da atividade agrícola; possibilidade de diferentes coberturas para culturas diversas; simplicidade na operacionalização do seguro.

Como o seguro agrícola funciona?
Ele protege a cultura de grãos em geral, garante a proteção de frutas contra danos causados por granizo, chuva e também pode proteger a horta com danos climáticos.

Como contratar?
Antes de contratar um seguro agrícola é preciso pesquisar a seguradora que mais atende às suas expectativas. Logo após isso, é necessário se basear no tipo de lavoura e no tamanho do empreendimento que o produtor rural possui. E assim, ligar para a seguradora e pedir todas as informações possíveis.

Quanto custa o seguro agrícola?
O valor desembolsado pelo produtor varia de 3% a 15% do custo de produção, conforme a região e a cultura da cobertura.
Porém, o Plano Safra 2021/22 prevê R$ 1 bilhão para a subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, com isso, a tendência é que o valor das apólices seja reduzido.

Quem pode obter o seguro?
O programa propicia que pessoas físicas ou jurídicas das atividades agrícolas como grãos, frutas, olerícolas, cana-de-açúcar, café e frutas possam acessar o programa, assim como produtores de florestas, da atividade aquícola e de pecuária. O percentual de subvenção para a soja e demais grãos é de 20%. E de 40% para as frutas, olerícolas, cana-de-açúcar, café, florestas, pecuária e aquicultura.

Quais os tipos de seguros?
Custeio: quando o seguro contratado cobre os custos de produção da cultura, deve-se fornecer uma cobertura do que foi investido na safra. (Representa cerca de 30% das apólices no país).
Produtividade: assegura os custos de produção e a expectativa de produtividade. Com base nisso, considera o histórico do produtor, da região e o nível tecnológico da propriedade. (Responde por 69% das contratações).
Receita: além de garantir os custos de produção e a expectativa de produtividade, cobre a variação de preço do produto no período segurado — pagando ao produtor o valor atual de mercado. (Representa 1% das apólices).

Programas de Incentivo do Governo
O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) é destinado aos produtores que contratam financiamento do crédito agrícola para custeio e querem se resguardar de uma eventual inadimplência.
Por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) o Governo concede auxílio financeiro ao produtor rural para a contratação da apólice de seguro rural e, assim, torna o seguro mais acessível aos produtores. Ele proporciona redução de 35% a 60% do custo do seguro para o produtor rural.

Qual a importância do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o Seguro Agrícola?
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) é um estudo indicativo do período de plantio/semeadura das culturas por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e o ciclo das cultivares, de forma a evitar que adversidades climáticas coincidam com as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas. Com as informações do ZARC, você consegue ter uma ideia dos riscos de alguma cultura, sabendo assim o melhor momento do plantio.



O seguro agrícola é uma das principais ferramentas para uma boa gestão da sua lavoura. Ele prevê riscos e contribui para a estabilidade econômica do produtor rural. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente que podemos te ajudar!

                                                                                                                      Escrito por Nathalia Schiavo Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat