Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Planejamento de safra

Como fazer um planejamento de safra?

O que é planejamento de safra?


A princípio, a importância do planejamento de safra ganhou força no Brasil com maior cunho profissional do setor e a consolidação da agricultura 4.0.

Contudo, mesmo com a tecnologia em alta, muitos produtores ainda têm dificuldades em se organizar e planejar suas ações na lavoura.

Assim, o planejamento de safra deve acontecer no momento de organizar os detalhes para iniciar uma nova safra. Para assim, prever os possíveis erros e acertos que buscam sustentabilidade no plantio e no aumento da renda.

Planejamento de safra
Como realizar o planejamento de safra?

Afinal, como responder essas 4 perguntas?


– O QUE SERÁ PRODUZIDO?

Primeiro, para tomar essa decisão, deve-se considerar considerar o cenários nacional e internacional de commodities agrícolas atuais e futuras. Isso te ajudará a tornar a cultura mais rentável possível.

– COMO SERÁ FEITO O CULTIVO?

Agora é o momento de você definir como será feito o seu cultivo. Nesse sentido, pense se o plantio será direto ou não ou se haverá necessidade de irrigação.

– QUANTO?

Defina com antecedência o orçamento que será disponibilizado para cada etapa do sistema de produção.

– QUANDO?

Desde já, para responder essa pergunta, não se esqueça de verificar o Zoneamento Agrícola de Risco Climática (ZARC) da sua cultura.


Para isso, é necessário parar, sentar e organizar, anotando tudo o que é importante fazer em uma planilha.


COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE SAFRA?

  • análise de solo:

    Checar a necessidade de correções e decide qual a cultivar mais adequada.

  • tamanho da área:

    Saber o tamanho da área você irá garantir o que você pode investir ao longo de todo o cultivo.

  • período do cultivo:

    Atente-se ao período de início do plantio e o clima da região. Além disso, não se esqueça de conferir a data final do período de ausência total de plantas vivas de soja, ou seja, o vazio sanitário para a cultura.

  • manutenção do maquinário:

    Verifique a vida útil de seu maquinário e se há necessidade de regulagem e calibração.

  • prestação de serviço:

    Verificar quantos colaboradores serão necessários durante cada etapa. Como por exemplo, do plantio até a colheita.

  • compra de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos):
    Verifique o estoque da fazenda e o que é necessário acrescentar durante o cultivo. Caso você queira saber mais sobre como planejar a compra de insumos agrícolas, acesse o conteúdo da Aegro.

Definitivamente, estes fatores são os básicos para se ter um bom planejamento.

O planejamento de safra deve estar em conjunto ao planejamento financeiro e ao estoque. Adote como   ponto de partida os custos de produção. Nesse sentido, cada cultura requer um manejo e técnicas diferentes.

Para facilitar esse processo, existem alguns pontos chaves que você deve dar maior atenção durante o planejamento. Portanto, será o seu conhecimento em conjunto ao planejamento inicial que vão garantir maior rentabilidade. 

 

PONTOS CHAVES PARA O SEU PLANEJAMENTO DE SAFRA

  1. Verificar os erros anteriores:

    Esse processo te ajudará a não cometer os mesmos erros nas safras futuras. Assim, a partir da próxima safra, você terá conhecimento no que pode melhorar.

    Dessa maneira, revise as decisões incorretas que você cometeu e anote.

  2. Saber o histórico da área:

    Este histórico lhe ajudará na tomada de decisão e no planejamento agrícola. Assim, sabendo sobre a área, várias perguntas podem ser sanadas como:
    – “o que foi feito em cada talhão da área”
    – “pragas e doenças recorrentes”
    – “quais defensivos agrícolas foram aplicados”, etc.

  3. Invista no planejamento financeiro e no estoque:

    É essencial fazer um balanço de tudo o que se tem e, posteriormente, verificar o que será necessário comprar. Dessa forma, para melhorar a sua lucratividade, faça um diagnóstico financeiro sobre a sua empresa.

    Além disso, não se esqueça de fazer um balanço de tudo o que se tem e, a partir daí, verificar o que será necessário comprar. Utilize o estoque a seu favor!

     

  4. Focar na sustentabilidade:

    Por fim, é necessário fazer o monitoramento de sua lavoura. Muitos produtores se enganam ao acreditarem que monitorar o campo é perda de tempo.

    Pelo contrário, os manejos integrados de pragas (MIP) e doenças (MID) como de plantas daninhas (MIPD) garantirão a utilização correta dos controles.

    Nesse sentido, com o histórico de pragas, doenças e plantas daninhas em mãos, você poderá planejar o monitoramento ao longo da safra e reduzirá riscos. Não sabe o que é MIP? Temos um conteúdo completo sobre o Manejo Integrado de Pragas.

CONCLUSÃO

Em síntese, o planejamento da safra é essencial para obter um melhor custo-benefício. E nesse sentido, prevenir possíveis problemas que podem acontecer no decorrer do cultivo.

Dessa forma,  juntamente com essas informações, é possível ter controle de cada passo que vai ser dado ao longo da safra e ter maior rentabilidade.

Por fim, para o produtor tomar as decisões corretas, ele tem que se informar. Além disso, procurar profissionais que o ajudem a montar cenários e utilizar todo seu conhecimento e experiência agronômica.

A CONSOAGRO está disposta a te auxiliar no planejamento e implantação da cultura e no acompanhamento de safra. Caso tenha dúvidas com o planejamento da próxima safra, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat