Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

O que é Plantabilidade?

A princípio, para um bom rendimento da safra é necessário que as sementes estejam posicionadas na distância e profundidade correta. E é disso que se trata a plantabilidade, é a deposição correta das sementes no solo feita pela semeadora. Dito isso, as pesquisas sobre o impacto que a plantabilidade causa na cultura do milho existe a bastante tempo. Porém as pesquisas sobre o impacto causado no soja são mais recentes.

Influência na produtividade

Em primeiro lugar, quando as sementes são posicionadas de forma irregular no solo as plantas podem perder a eficiência para aproveitar os recursos básicos disponíveis para o seu desenvolvimento como nutrientes, água e luz. Dito isso, esses efeitos causados na eficiência da planta não são uma regra geral para todos os tipos de culturas, e que os efeitos podem variar muito. Quando o plantio é feito de maneira incorreta, nas linhas de semeadura podem apresentar linhas falhas e linhas duplas.

E  oque são linhas falhas e linhas duplas?

Linhas duplas
Para que uma linha seja considerada dupla, a distância em que as sementes estão dispostas deverá ser menor que a metade da distância esperada entre as plantas. Ainda mais, as plantas ficam muito próximas umas das outras gerando uma maior competição por recursos. Ainda mais, se a competição ocorrer por luz, as plantas podem acabar crescendo mais para buscar a radiação solar, quando isso ocorre as plantas ramificam menos. Exemplo: Caso um plantio esteja sendo feito com a densidade de 10 sementes por metro, a distância correta e desejada para cada semente é de 10 cm. E caso as sementes estejam dispostas numa distância de 5 cm ou menos, já pode se considerar que há linhas duplas no plantio.
Linhas falhas
Similarmente, no caso das linhas falhas podemos supor que é o contrário das linhas duplas. Onde que para ser considerado uma linha falha o distanciamento das sementes devem ser superiores a 50% do espaçamento correto. Com isso a produção é afetada pela falta de plantas na lavoura, logo a produtividade irá cair. Exemplo: Caso um plantio esteja sendo feito com a densidade de 10 sementes por metro, a distância correta e desejada para cada semente é de 10 cm.  Caso as sementes estejam dispostas numa distância de 10 cm, já pode se considerar que há linhas falhas no plantio. Assim, com o plantio correto o contato do solo com as sementes é facilitado e o processo de germinação é melhorado. Com a deposição correta das plantas o crescimento é afetado positivamente, as folhas terão mais acesso ao sol já que as folhas das outras plantas não irão fazer sombra. Ainda mais, os produtos fitossanitários terão mais eficiência e será menos passível ao erro. E a planta terá um maior aproveitamento dos recursos do solo. Dito isso, a consequência de todos esses efeitos positivos na lavoura, produção de grãos aumenta.

Manutenção da semeadora

O ajuste e a manutenção da semeadora é de extrema importância, principalmente do equipamento dosador, que podem ser com discos horizontais ou pneumáticos, que possuem uma maior precisão e utilizam discos rotativos circulares. No momento da manutenção o produtor deve se atentar na escolha dos discos e anéis que variam dependendo do tipo da semente e de seus tratamentos. Dito isso, é essencial fazer a manutenção regular do maquinário agrícola para que ele não interfira na plantabilidade.

Como melhorar a sua plantabilidade?

  • Ajustar a velocidade da plantadeira
  • Investir no sistema de plantio direto, fazendo uma boa distribuição da palha
  • Realizar o ajuste adequado da plantadeira
  • Utilizar sementes com alto potencial de germinação e vigor, depositadas nas profundidades corretas
  • Garantir a uniformidade da semeadura
Em suma, a CONSOAGRO está disposta a te ajudar em sua safra. Caso tenha dúvidas sobre Plantabilidade, entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat