Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Saiba como podemos assegurar a rentabilidade na produção de soja

A agricultura é atividade econômica que está mais sujeita a diversos perigos que podem diminuir a sua produtividade e quando estes fatores se concretizam, a produtividade e a rentabilidade da lavoura são afetadas. A safra da soja, por exemplo, pode ser afetada por diversos problemas, como: eventos climáticos adversos, problemas operacionais e estruturais, problemas com a fertilidade do solo e ataque de pragas e doenças.

Deste modo, é imprescindível que o agricultor pense em estratégias e soluções para a minimizar as perdas decorrentes dos problemas que podem ocorrer. A seguir listaremos pontos de atenção para que a sua safra ocorra sem grandes problemas.

Estude o histórico climático da sua propriedade.

Independente da cultura que está sendo conduzida, durante a safra a ocorrência de eventos climáticos adversos é um dos maiores riscos enfrentados pelos produtores rurais brasileiros. Assim, ao compreender o clima da região da propriedade rural, podemos adaptar o sistema produtivo as condições daquela área, minimizando a possibilidade de perdas.

Uma estratégia fundamental, para minimizar esse problema, é respeitarmos o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Mas há a possibilidade de os produtores realizarem estudos voltados a sua própria lavoura. Para isso, é necessário instalar estações agrometeorológicas na propriedade, assim é possível levantar dados específicos sobre os fatores climáticos, como volume de chuvas, temperatura e umidade do ar.

Conheça o solo da sua propriedade.

Os fatores químicos, físicos e biológicos do solo afetam a produção da soja e de todas as culturas. Embora a soja não apresente grandes restrições relacionadas ao solo, algumas áreas necessitam de correção, a fim de elevar o potencial produtivo da lavoura.

Para que possamos alcançar uma alta produtividade de soja devemos manejar o solo da melhor maneira possível, pois este é um recurso que demora milhões de anos para ser formar e se usarmos de modo equivocado, podemos gerar processos de erosão e/ou desertificação. Para manejarmos o solo corretamente, precisamos conhecer as suas características, isso só é possível por meio de análises laboratoriais.

Aposte no monitoramento da lavoura.

Pragas e doenças podem afetar significativamente a rentabilidade do sistema produtivo. Por meio do monitoramento, podemos avaliar os danos e prejuízos e assim definir quando devemos aplicar o defensivo agrícola.

O Manejo Integrado de Pragas (MIP), de Doenças (MID) e de Plantas Daninhas (MIPD) são amplamente utilizados no monitoramento das lavouras. Essas técnicas caracterizam-se como um conjunto de medidas utilizadas para realizar o controle assertivo de pragas agrícolas, doenças e plantas daninhas.

Historicamente, sabemos que diversos fatores podem prejudicar a produção agrícola. Em 2019, no estado do Paraná, a seca adiou a abertura da safra da soja e neste caso muitos agricultores tiveram que abrir mão do milho safrinha, pois não houve tempo para conduzir a safra de soja e a safrinha do milho com segurança.

Podemos concluir que é fundamental realizar um planejamento para iniciar a safra, tendo em mão soluções para todos os problemas que podem ocorrer, é fundamental. Por isso, a CONSOAGRO possui soluções assertivas que vão ajudar você a conduzir a sua safra. Está enfrentando problemas na lavoura? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat