Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Efeitos da pandemia no agronegócio

Os impactos da pandemia que estamos vivenciando nos últimos meses vem atingindo todos os setores da economia mundial. Segundo estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), a pandemia da Covid-19 deve levar a uma recessão estimada de até -3% no PIB global neste ano de 2020. No Brasil, a expectativa é de que o recuo chegue a 4,7%, de acordo com a projeção do Ministério da Economia.

Quanto ao setor do agronegócio brasileiro, a estimativa de redução no PIB de 2020 é de 3,9%, sendo o agronegócio um dos setores que mais influenciam na economia nacional, correspondendo a mais de 20% do PIB nacional em 2019.

O agronegócio, como uma grande área de importância nacional, é representada por vários setores – primário (produção rural; secundário (agroindústrias e  de insumos agrícolas) e terciário (transporte e comercialização de bens agrícolas), sendo que alguns sofreram mais impactos do que outros pela pandemia.

 

Setores mais impactados pelo coronavírus

Um dos setores agrícolas mais afetados pela pandemia foi o de hortaliças, pela drástica redução de demanda diante do fechamento de restaurantes, bares e feiras livres. Além disso, houve redução no faturamento do setor de flores e plantas ornamentais. 

Bem como o setor de frutas, que demanda parte de sua receita de exportações, as quais foram afetadas pela restrição de contato com o mercado externo. Portanto, as cadeias produtivas do agronegócio foram e estão sendo afetadas de maneira diferenciada, em maior ou menor grau.

Setores agrícolas que estão sofrendo menos impactos por causa da pandemia, a exemplo do de grãos, tiveram alta nos custos de produção, principalmente com insumos como defensivos, sementes e combustíveis.

Diante das recessões observadas nos setores, há a necessidade de avaliação a curto e longo prazo de seus efeitos na economia nacional  e internacional , assim como existe a possibilidade de abertura de novos mercados antes pouco explorados.

 

Brasil e o cenário pós-pandemia

Vários indicadores sinalizam que haverá um empobrecimento médio da população mundial após a pandemia. Neste cenário, o Brasil terá a oportunidade de valorizar e aprimorar seu papel como fornecedor mundial de alimentos. 

Os produtores de larga escala serão menos afetados diante do maior apoio técnico-científico aliado aos seus sistemas de produção. 

No entanto, os pequenos produtores tendem a ser mais afetados, uma vez que sua porta de entrada para o mercado, em sua maioria, é caracterizado pelo mercado local, o qual foi altamente afetado.

 

A Consoagro pode te ajudar!

Diante dos desafios que enfrentamos e ainda vamos enfrentar, uma gestão de produção a partir de um bom planejamento aliado à avaliação de custos é essencial para sair bem nesse momento de crise.

A CONSOAGRO, em suas soluções, está disposta a te ajudar com o planejamento de sua safra, no apoio técnico de qualidade em todas as etapas de produção! Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat