Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Terraceamento Agrícola e sua Importância

O terraceamento se refere à técnica de cultivo que visa a contenção dos efeitos da erosão na agricultura, causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes.
A erosão hídrica está entre os mais relevantes processos de degradação dos solos na agricultura, o que torna a adoção de práticas adequadas para seu controle um dos grandes desafios para a sustentabilidade da produção agrícola no Brasil.
Esta técnica foi inventada pela Civilização Inca, não somente para conservação dos solos, mas também para a ampliação dos espaços agricultáveis, uma vez que sua localização se dava em áreas Montanhosas.
Na prática, o terraceamento consiste na construção de terraços para reduzir o volume de escoamento das águas das chuvas, principalmente quando for um volume elevado em pouco tempo, minimizando o índice de erosões por ela causada Imagine duas situações: uma rampa de superfície lisa e outra rampa de superfície em formato de escadas, se jogarmos água no início destas rampas, qual a água escorrerá com maior velocidade? Na primeira situação, obviamente. Do mesmo modo, ocorre no terraceamento. Sendo assim, está técnica tem como objetivo diminuir a velocidade da água e aumentar sua infiltração no solo.
Mesmo em solos sob plantio direto, a enxurrada pode ser expressiva principalmente com chuvas de alta intensidade. Nessas situações, pode até mesmo ocorrer a remoção da palhada pela enxurrada, ocasionando perdas de matéria orgânica, mesmo que se perca pouco solo.
Portanto, a prática de terraceamento deve ser utilizada conjuntamente com outras práticas de conservação do solo, como a cobertura do solo com palhada, uso de insumos adequados para repor nutrientes no solo, e com boas práticas de manejo, como rotação de culturas com plantas de cobertura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat