Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Conheça a Bioanálise de solo (BioAS)

O solo pode ser definido como um corpo natural composto por substâncias orgânicas e inorgânicas presente na superfície terrestre e proveniente da desagregação das rochas. O processo que dá origem à formação do solo é chamado de intemperismo, ou seja, a desagregação das partículas das rochas e minerais que altera suas propriedades químicas. É do solo que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento gradual, além de servir como substrato para a sustentação e crescimento das mesmas. Agronomicamente, quando se deseja realizar identificar a qualidade ou fertilidade do solo, pode-se realizar a análise química e física dos atributos presentes no campo. Porém, uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa, a Bioanálise de solo (BioAS), que permite realizar uma análise biológica do solo, trazendo então vários benefícios à agricultura brasileira bem como para a sociedade como um todo.

A porção viva do solo fornece a base para a saúde nesse ambiente, ou seja, a parte biológica do solo no sistema produtivo está diretamente relacionada à sua fertilidade. Com isso, um solo saudável e biologicamente ativo, é mais produtivo, tem maior potencial de armazenagem de água, armazena carbono com maior facilidade e emite menos gases que provocam o efeito estufa, tendo um maior potencial para realizar a ciclagem dos nutrientes. Além disso, um solo biologicamente ativo é mais resiliente e tolera com maior facilidade os estresses provocados pelo ambiente, como o clima e a utilização agrícola. 

No campo, até recentemente, era realizada a análise física, permitindo avaliar atributos como a estruturação, porosidade e granulometria do solo. Já a análise química nos dá informações quanto à acidez, aos nutrientes presentes, suas quantidades e sua disponibilidade para as plantas, além disso, por meio dessa temos ciência de quais nutrientes necessitam ser repostos para se obter uma produtividade elevada. 

Como forma de complemento, a Bioanálise tem sido conhecida como o exame de sangue do solo, com o tempo e com sua maior utilização no meio agronômico, o produtor rural poderá acessar a memória do seu solo, identificando problemas por vezes escondidos antes mesmo que esses causem dano à produtividade na sua área. Logo, uma das principais vantagens dessa tecnologia é a possibilidade de se realizar uma tomada de decisão mais assertiva devido ao maior número de informações obtidas com a sua implementação.

Por meio das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, foi possível realizar a elaboração de tabelas por meio das quais é possível fazer a interpretação dos biondicadores presentes na amostra, estabelecendo assim valores de referência para avaliar o estado do funcionamento biológico do solo. Os  Valores elevados destes bioindicadores indicam que o sistema de produção ou as práticas de manejo estão adequadas e sustentáveis. Por outro lado, valores baixos servem de alerta ao agricultor para a reavaliação do sistema de produção e a adoção de boas práticas de manejo. Assim, o objetivo das tabelas de interpretação dos bioindicadores é auxiliar nas tomadas de decisões relacionadas aos sistemas de manejo adotados nas propriedades rurais.

A tecnologia BioAS é inovadora por oferecer uma forma mais abrangente de interpretação da saúde solo, indo além das questões de deficiência, acidez ou excesso de nutrientes. Portanto, é uma iniciativa que visa agregar ao sistema produtivo brasileiro características voltadas para a preservação e sustentabilidade, associada a elevada produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat