Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Compostagem, o que é e seus benefícios

O que é compostagem?

A compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos por processos biológicos, sendo uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos – seja de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. Assim, Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.

A compostagem é uma maneira de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e pô-los ao ciclo natural, enriquecendo o solo para a agricultura ou para a jardinagem. A técnica quando bem empregada pode trazer muitos benefícios para a sociedade, segundo dados da Embrapa, cerca de 55% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos.

 

Benefícios da compostagem

Dentre os benefícios, podemos destacar a valorização da matéria orgânica antes considerada lixo, propiciando a redução do volume de lixo produzido pela sociedade ao destinar corretamente os resíduos que seriam acumulados em lixões e aterros, ocasionando mau-cheiro e a liberação de gás metano.

O composto orgânico atua como um adubo orgânico de excelente qualidade, que poderá ser utilizado tanto em meio agrícola quanto urbano, sempre verificando o tipo de composto que está sendo produzido e para quais culturas ele é destinado.

Para o público urbano, a prática faz bem para a saúde, uma vez que atua como terapia ocupacional.

 

Fases da compostagem

O processo geral da compostagem é dividido em três etapas: mesofílica, termofílica e de maturação.

 

  • Mesofílica: é a primeira fase, a mais curta, com duração média de 15 dias. Nela os microrganismos, principalmente as bactérias, vão metabolizar os nutrientes mais simples disponíveis. Nessa fase, as temperaturas são moderadas, cerca de 40ºC;

 

  • Termofílica: a segunda fase é a mais longa e se estende por aproximadamente dois meses, sendo caracterizada pela atuação de fungos e bactérias denominados termofílicos ou termófilos, os quais sobrevivem em ambientes com temperaturas mais elevadas que os mesofílicos, atuando na metabolização das moléculas mais complexas. A temperatura das pilhas de compostagem podem atingir 65-70 ºC, propiciando a morte de potenciais agentes patogênicos no ambiente;

 

  • Maturação: última fase, com duração de um a dois meses, nela há diminuição da atividade microbiana, com a temperatura se aproximando da ambiente. Há diminuição da acidez do composto.

 

Métodos de compostagem

Caso tenha interesse em empregar a compostagem em seu domicilio ou empresa, nós podemos te auxiliar na instrução de qual composteira melhor se adequa a sua realidade e como será feita a utilização do adubo produzido. Para mais informações entre em contato com nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat