Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Conheça as principais pragas que afetam a citricultura

A citricultura é uma das culturas mais importantes para o agronegócio brasileiro e do mundo. Existem muitas frutas que se enquadram nos citros, como: os limões, limas-ácidas, tangerinas, pomelos e toranjas. Entretanto, a laranja é o produto cítrico que tem mais destaque.
Além de ser destaque no agronegócio, a citricultura também é responsável por gerar milhares de empregos. Em 2019, a citricultura brasileira gerou 26,17% dos empregos, isso corresponde a cerca de 48.200 admissões de acordo com a Secretaria do Trabalho.
No entanto, a citricultura é constantemente afetada por diversos problemas, como pragas, que muitas vezes podem transmitir doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. Para minimizar as perdas na produtividade é necessário identificar e manejar essas pragas. Por isso, vamos conhecer melhor as principais pragas dos citros.
● Ácaros
Os ácaros são pequenos aracnídeos, não visíveis ao olho nu, que causam grandes prejuízos aos pomares. Os ácaros são pragas cosmopolitas, ou seja, se alimentam de diversas plantas e, em alguns casos, são responsáveis por transmitir doenças.
● Mosca das frutas
Os prejuízos na produtividade dos pomares em que ocorre o ataque da mosca das frutas podem chegar entre 30 a 50%. Embora existam diversas espécies desta praga, três são responsáveis pelos danos aos citros: a mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata), a mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus) e a mosca-da-mandioca (Neosilba spp.).
As fêmeas da mosca perfuram a casca do fruto e colocam seus ovos. As larvas que se desenvolvem dentro dos frutos se alimentam da polpa, inviabilizando o consumo.
● Cigarrinhas
As cigarrinhas são insetos que são capazes de transmitir a bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença Clorose Variegada dos Citros (CVC). A transmissão ocorre quando, ao se alimentarem de plantas previamente infectadas pela bactéria, elas a adquirem e passam a transmiti-la ao se alimentarem de outras plantas. Esta doença afeta todas as variedades comerciais de laranja doce.
● Psilídeo Diaphorina citri:
Os psilídeos são insetos que se alimentam da seiva de plantas como murtas e todas as variedades de citros. Assim como as cigarrinhas, os danos econômicos diretos causados pela alimentação desse inseto são mínimos, no entanto, o psilídeo Diaphorina citri é o vetor da bactéria Candidatus Liberibacter spp, causadora do “greening” (huanglongbing/HLB). O “greening” é, atualmente, a doença de maior impacto econômico da citricultura mundial. Insetos adultos que se alimentam de plantas doentes adquirem a bactéria e passam a transmiti-la para outras plantas sadias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat