Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

A importância do armazenamento de sementes

A semente é um dos principais elementos do processo produtivo agrícola, sendo um organismo vivo, que necessita de diversos cuidados especiais para preservar sua capacidade de germinação e seu vigor. Muitos destes cuidados envolvem o local e os procedimentos de armazenamento.

 

O armazenamento de sementes tem por principal função preservar as qualidades iniciais do material, evitando a sua eventual degradação, seja por agentes biológicos ou físicos. Assim, a preocupação com a qualidade do produto faz parte de todo o processamento, visto que, por exemplo, a colheita e o beneficiamento podem provocar danos às sementes, prejudicando sua qualidade imediatamente ou ao longo do período de armazenamento. 

Aliado aos fatores de processamento que podem afetar a qualidade das sementes, no Brasil, as condições climáticas, de modo geral, são desfavoráveis ao armazenamento em condições naturais de armazém aberto, sendo o problema da deterioração constante, capaz de inviabilizar lotes de sementes mesmo antes do plantio.

Confira a seguir algumas causas dos problemas durante o armazenamento

 

Danos na colheita e trilha

Os danos ocasionados durante os processos de colheita e trilhagem podem provocar efeitos negativos imediatos ou a longo prazo na qualidade do lote. Por efeitos imediatos temos grandes danos nas sementes, que são facilmente identificados durante o beneficiamento. Já os efeitos a longo prazo são mais sérios, pela dificuldade inicial de identificação, por se tratar de pequenos danos nos tecidos que poderão facilitar a deterioração por microrganismos.

 

Danos por temperatura

 

As sementes durante o armazenamento têm uma temperatura ideal na qual sua qualidade será preservada, assim temperaturas extremas são capazes de gerar danos irreversíveis, promovendo perda de vigor e germinação. Um dos cenários em que a semente normalmente é exposta à altas temperaturas é durante o processo de secagem.

 

Armazenamento em locais pouco ventilados, quentes e úmidos

 

Esse tipo de local não deve ser utilizado para o armazenamento de sementes, por serem a umidade e a temperatura os principais fatores para a perda de viabilidade. Portanto, o produto deve ser armazenado em ambientes secos e bem arejados. A construção do armazém deve ser também pensada para esta finalidade, no emprego de materiais capazes de proporcionais as características ideais para a semente armazenada.

 

Além dos fatores mencionados que podem gerar a inviabilização do lote durante o processo de armazenamento, é essencial analisarmos a construção e escolha do melhor método de armazenamento a fim de satisfazer as necessidade de escoamento da produção a tempo para a semeadura; a maximização da ocupação dos espaços do armazém e a possibilidade de amostragem do lote de maneira eficiente. 

 

Assim, o armazenamento se torna parte fundamental do processo produtivo, na garantia da qualidade do lote de sementes, uma vez que desde o ponto de maturidade fisiológica no campo de produção a semente está em processo de envelhecimento e eventual deterioração. Caso tenha dúvidas quanto ao armazenamento de sementes a CONSOAGRO está disposta a te auxiliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat