Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Confira como podemos obter altas produtividades na lavoura!

A agricultura, assim como em qualquer outro mercado, também enfrenta problemas produtivos. Pragas, doenças e condições climáticas adversas são alguns dos fatores que podem diminuir a produtividade. Para diminuir o impacto desses acontecimentos, uma série de práticas e técnicas devem estar presentes na rotina do produtor rural, visando à melhoria da produção e rentabilidade agrícola.

Diversas técnicas de manejo podem ser empregadas para contribuir de forma positiva a produtividade de uma cultura, a seguir conheceremos melhor dois fatores que impactam diretamente nisso.

 

  1. Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma forma de tornar a produção agrícola mais precisa, evitando desperdícios e agindo diretamente nos problemas observados na área. Por meio dessa prática também podemos realizar estudos e, assim, utilizar de forma racional os recursos que são empregados durante a safra. 

Os drones são amplamente empregados na agricultura de precisão, através desses equipamentos é possível realizar uma vistoria da lavoura em tempo real. Com eles os agricultores também podem verificar a necessidade de aplicação de fertilizantes, defensivos e até mesmo água nas plantações sem a demanda de muito tempo e grandes visitas na área. Outro fator que colaborou para o advento da agricultura de precisão foi a chegada da internet 4G, assim o controle de equipamentos e armazenamento dos dados coletados se tornaram mais acessíveis. 

 

  1. Modelos sustentáveis de produção

Estima-se que em 2050 tenhamos atingido a marca de 9 bilhões de habitantes. Com isso, diversas pautas sobre a produção de alimentos são levantadas. Dessa forma, fala-se muito em modelos de produção que não impactem o meio ambiente e lavouras que produzem muito em pouco espaço.

A Holanda é um grande exemplo de modelo de produção sustentável. O país possui pequena extensão territorial, é populoso e carente de recursos naturais, entretanto, conseguiu ser o segundo maior exportador de alimentos do mundo.

Isso só foi possível devido à união de pesquisas com o empreendedorismo, os holandeses conseguiram adotar técnicas de produção em espaços minúsculos como estufas e áreas de até 70 hectares. Em alguns lugares do país, o solo é substituído por basalto e giz, a água encanada para irrigação pela água da chuva e, assim, a agricultura se mantém de outras maneiras.

Outro grande destaque é a agricultura familiar, considerada por muitos como o futuro para o modelo de abastecimento dos estoques nas próximas décadas. A produtividade na agricultura depende de projetos que estão em frequente atualização e sempre pautados em muito trabalho e pesquisa, afinal, nada é mais importante do que o processo responsável pelo abastecimento da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat