Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Hortas para produtores de hortaliças

O que é a olericultura?

 

As olerícolas são responsáveis pela geração de empregos no campo, diversidade e qualidade no prato da população. Integram a olericultura, plantas folhosas, raízes , bulbos, tubérculos e frutos, sendo uma área da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécies de plantas, conhecidas como hortaliças ou legumes.

Essas plantas possuem algumas características em comum, como:

 

  • Consistência tenra;
  • Plantas normalmente não lenhosas;
  • São de ciclo biológico curto;
  • Normalmente são cultivadas em áreas menores.

 

Olericultura no Brasil

 

No Brasil, a olericultura é uma atividade de grande importância social, econômica, industrial e alimentar, que, segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), está em expansão no Brasil. Porém, os principais polos de produção, concentrados em São Paulo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, passaram a enfrentar desafios nos últimos anos, tais como elevação do preço da terra, diminuição da mão de obra disponível e problemas oriundos do manejo inadequado dos locais de produção.

Dentre os problemas apresentados destacamos a dificuldade no manejo dos locais de produção, visto que a prática da olericultura demanda de características específicas de manejo para cada cultura a ser cultivada, as quais envolvem desde exigências climáticas, manejo do solo até o controle de pragas e plantas daninhas. Além disso, as propriedades envolvidas na atividade são, em sua maioria, de base familiar, com baixo conhecimento técnico e baixa capacidade de captação de recursos para investimentos. 

É então caracterizada como uma atividade de alto risco para o produto , em virtude da maior ocorrência de problemas fitossanitários, maior sensibilidade Às condições climáticas e instabilidade de preços praticados na comercialização.

 

Hortas 

 

As hortas, como principal local de produção para as hortaliças, deve atender os critérios estabelecidos para a cultura com a qual o produtor deseja trabalhar. Para atender as necessidades de abastecimento do mercado, seja atacadista ou varejista, para consumo natural ou industrial, podem ser implantados diferentes tipos de hortas, com diversos graus tecnológicos.

 

Hortas comerciais: são áreas dedicadas ao cultivo de hortaliça com fins lucrativos. Podendo ser:

 

  • Hortas comerciais especializadas, áreas onde se cultiva no máximo três espécies de hortaliças e onde predomina a mecanização dos tratos culturais;

 

  • Hortas comerciais diversificadas: são áreas onde se cultivam no mínimo quatro espécies de hortaliças e onde predomina o uso de mão-de-obra nos tratos culturais. Este tipo de horta é formador dos cinturões verdes.

 

Planejamento de uma horta

Dentre os fatores a considerar no planejamento de uma horta temos, dentre outros, o mercado, as condições de clima e de solo, escolha de espécies e de cultivares, mão-de-obra e recursos financeiros. Desta maneira, para um maior aproveitamento do potencial produtivo da cultura é essencial o produtor ter apoio técnico especializado durante todo o processo produtivo, na garantia da aplicação das melhores práticas de manejo para a sua produção.

Caso tenha interesse no planejamento e implantação ou esteja enfrentando dificuldades em sua horta, a CONSOAGRO pode te ajudar!, entre em contato conosco para maiores informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat