Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Regulagem de maquinários e implementos agrícolas

A regulagem de implementos agrícolas é uma das etapas de devemos nos atentar constantemente durante nossa produção, além de atuarem de forma na proporção de maior autonomia durante o processo produtivo, na realização de tarefas de uma forma mais rápida, eficiente e com maior conforto para o operador, o maquinário, quando bem regulado e com a manutenção feita de acordo com o manual garantem o sucesso da cultura, economia e até contribuem para o aumento da rentabilidade, ao evitar perdas e eventuais danos durante a produção.

Assim, o maquinário agrícola possibilita a execução das atividades em campo de forma mais eficiente, não somente as plantadeiras e colheitadeiras, como todas as máquinas e implementos agrícolas utilizados em uma propriedade rural desempenham papel fundamental. Porém, a falta de cuidado com as recomendações de manutenção e regulagem podem acabar prejudicando o produtor, uma vez que terá maiores gastos com reparos, assim como na eventual perda de produtividade por ineficiência do maquinário ou danos causados à cultura.

A primeira etapa para a boa manutenção do maquinário agrícola é conhecer sua variedade e saber distinguir suas funções, a seguir listamos os tipos de máquinas e implementos agrícolas utilizados na lavoura dependendo da função no campo, no total são 10 grupos:

  1. Preparo do solo (correntão, lâminas desenraizadoras, arados de disco, sulcadores, etc);
  2. Semeadura, plantio e transplante (semeadoras, plantadoras, transportadoras);
  3. Aplicação, carregamento, e transporte de adubos e de corretivos (adubadoras, calcareadoras, carretas);
  4. Limpeza de terrenos (roçadoras);
  5. Aplicação de defensivos (pulverizadoras, fumigadores, atomizadores, etc);
  6. Cultivo, desbaste e poda (cultivadores de enxadas rotativas, ceifadoras, etc);
  7. Trator Agrícola para Colheita (colheitadoras em geral);
  8. Processamento (beneficiadoras de café, arroz, algodão, cana, etc);
  9. Transporte, elevação e manuseio (carretas, carroças, caminhões, etc);
  10. Utilitárias (perfurador de solo, etc).

 

Mas afinal, devemos nos ater à manutenção preventiva ou corretiva?

 

  • Manutenção corretiva: é aquela feita diante de problemas no maquinário ou implemento, por componentes danificados, desgaste do maquinário e/ou defeito de fabricação;
  • Manutenção preventiva: é realizada antes que os problemas ou quebras de peças ocorram.

 

Nesse sentido, a manutenção preventiva é a mais adequada e indicada, porque tem o objetivo de manter a máquina sempre em condições ideais de utilização e conservação, a fim de que execute adequadamente suas tarefas. A regulagem durante o processo produtivo evita o acúmulo de pequenos defeitos, os quais poderiam levar à incapacitação de uso do maquinário ou implemento.

 

Caso tenha dúvidas quanto a regulagem de seus maquinários para uma melhor otimização da produção, a CONSOAGRO está disposta a te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat