Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Lagarta-falsa-medideira

A Lagarta-falsa-medideira – Crysodaixis includens  é denominada assim por apresentar na parte final do abdômen 2 pares de pseudopodes fazendo com que ela ande “medindo palmo”. Os adultos possuem duas manchas prateadas no primeiro par de asas –  e as asas posteriores são de coloração marrom. Os ovos são colocados na fase abaxial das folhas, com formato globular e coloração amarelo-clara. As lagartas que eclodem têm coloração verde-clara, listras longitudinais brancas e pontuações pretas ao longo do corpo.
Essas lagartas quando mais novas consomem apenas o parênquima foliar , raspando as folhas. Já as maiores consomem o limbo foliar e, com isso, as nervuras permanecem intactas, causando um aspecto de “folhas rendilhadas”. Diferentemente das lagartas da soja, que consomem a folha inteira .
A Falsa Medideira possui o hábito de atacar a baixeira e o terço mediano. A fase de ovos dura cerca de 3 dias. As lagartas apresentam um ciclo curto, durando em média 30 dias. A fase de pupa é em torno de 7-9 dias e as mariposas duram de 1-2 semanas.
Ela pode ser encontrada em diversas regiões produtoras de soja, podendo ocorrer simultaneamente ou mais tardiamente em relação às populações da lagarta-da-soja. No Brasil, pode ser encontrada em todas as regiões produtoras, desde o Rio Grande do Sul até Roraima.

Mas você pode estar se perguntando: o que levou essa lagarta a se tornar um problema?
Antes ela era considerada uma praga secundária porém , com o surgimento da ferrugem asiática, começou a utilização em uma maior escala de fungicidas. Isso levou a um decréscimo de fungos entomopatogênicos que ocorriam naturalmente e controlavam a falsa medideira, tornando-a uma praga primária.
Atualmente, um outro fator que contribuiu para essa problemática é a utilização de inseticidas não seletivos, como os pirotroides , que além de atingirem as pragas também atingem inimigos naturais. Fica claro que essas alterações no sistema agroecológico causa prejuízos consideráveis na lavoura.

O que deve ser feito?
Deve-se realizar o Manejo Integrado de Pragas , pois ele traz muitas informações sobre as decisões a serem tomadas ao longo da safra , bem como avaliações de controle feitas. E também esse manejo ajuda a diminuir o uso de agrotóxicos. O método mais adequado de amostragem das lagartas é o pano de batida.

E a forma mais eficaz de controlar essa praga é com a ajuda de um profissional. Nós podemos te ajudar, fazendo o monitoramento para determinar se deve ou não entrar com o controle. Preencha o nosso formulário em nosso site e entraremos em contato o mais breve possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat