Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

RECOMENDAÇÕES VALIOSAS PARA O PLANTIO DE TRIGO

O trigo (Triticum aestivum L.) é uma gramínea de ciclo anual, consumido em forma de farinha ou ração animal. No Brasil, a produção anual varia entre 5 e 6 milhões de toneladas, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde cerca de 90% está concentrada no Sul do Brasil.
O Paraná, tradicionalmente o maior produtor de trigo do Brasil, elevou o plantio de cereal no ano de 2020 visando produzir mais para atender a demanda.
No entanto, para alcançar uma boa produtividade deve-se atentar para todas as etapas do processo produtivo da cultura e uma das mais essenciais é o plantio do trigo.
Para isso , separamos algumas dicas consideradas importantes para alcançar resultados ainda melhores na lavoura.

1ºRecomendação: Preparo do solo
Primeiramente é imprescindível a realização de uma análise de solo para assim escolher a área ideal para o plantio. O plantio direto garante o dobro da produtividade de trigo, pois diminui a erosã o, reduz operações no preparo do solo e aumenta a matéria orgânica.
Caso o solo apresentar alguma limitação, deve-se realizar uma correção prévia antes do plantio. Importante também evitar semear em locais compactados, mal drenados ou com exposição a temperaturas muito baixas.

2ªRecomendação: Semeie no limpo
As plântulas do trigo possuem uma maior sensibilidade à competição. Logo, o seu estabelecimento deve-se ocorrer sem a presença de plantas daninhas.

3ªRecomendação: Condições favoráveis para o plantio de trigo
O trigo pode ser produzido em regiões tropicas e temperadas. De modo geral, a umidade do ar ideal é de 70%. Para emergência do trigo, temperaturas do solo entre 15ºC a 20º C são consideradas boas. A alta umidade também não é bem vinda no plantio de trigo.
A época de plantio deve ser determinada através do zoneamento e regime de chuvas regionais. Por exemplo, no Brasil Central (Cerrado) recomenda-se plantar de janeiro a fevereiro (sequeiro) e abril a maio (trigo irrigado). No Paraná, depende do município e ciclo da cultivar, sendo indicado entre e março e junho.

4ªRecomendação: Cultivares e espaçamento
É importante optar por cultivares tolerantes à pragas e doenças e, principalmente, com alto potencial produtivo. Opte por sementes que são adaptáveis em sua região e prefira a diversificação de culturas na propriedade
Dica interessante: realize um teste de emergência antes do plantio.
Exemplo de algumas cultivares: TBIO Toruk, BRS Belajoia, TBIO Pioneiro, TBIO ALCAPA, BRS TARUMÂ e BRS 264 EMBRAPA 22.
Para o plantio de trigo na linha, recomenda-se espaçamento entre linhas de 17 a 20cm; densidade média de 200 a 400 sementes viáveis por metros quadrados e profundidade de semeadura de 2 a 5cm.

5ªRecomendação: Rotação de cultura
A cultura do trigo é  um importante cereal que pode ser utilizado na rotação de culturas como a  cultivar de inverno. Há inúmeros benefícios para esse feito: ótimo retorno econômico, redução de plantas daninhas, controle de erosão e , entre outros.
Para ajudar a planejar na composição dos programas de recomendações de culturas no sistema do plantio direto, veja a figura abaixo.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda para acompanhamento da sua safra? Preencha nosso formulário em nosso site ou entre em contato conosco pelas nossas redes sociais o mais rápido possível.

FONTE: Fancelli, 2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat