Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Comércio de temperos e hortaliças

  Tendo um enorme destaque na antiguidade, atualmente o comercio de temperos e hortaliças cresce cada vez mais. Presentes na mesa do brasileiro em quase toda refeição, desempenhando o grande papel de dar um sabor a mais nas receitas. O mercado brasileiro de hortaliças possui uma vasta variedade que é mais focado em 5 espécies, batatas, tomates, alface, cenoura e cebola. E é claro que o grande destaque fica para o alface, que possui a maior parte da área cultiva entre as hortaliças. O mercado de hortaliças e de temperos é promissor para os pequenos produtores, já que teve um aumento nas exportações de 14% quando comparado com 2019 e 2020. Apesar disso, um dos grandes desafios dos produtores está no controle de pragas e doenças nas hortas já que esses problemas impactam diretamente na qualidade do produto. Como na cebola que pode ter seu tamanho afetado, e que para ter boas comercializações a cebola precisa ser grande.

Consórcio de hortaliças

A princípio o mercado de hortaliças tem tido um constante crescimento, e com isso foram surgindo novas técnicas de cultivo, permitindo a otimização da produção. E com isso surgiu o consórcio de hortaliças, como com o alface que se adequa bem com o consórcio com varias outras espécies. A rúcula e o repolho também possuem um grande aumento na produtividade quando cultivadas em consórcio.

Comercialização

A principio, os meios para distribuição são as centrais de abastecimento, atacadistas, supermercados também são uma opção. O produtor também pode comercializar sua própria mercadoria, caso seja viável. O produtor deve se atentar nas embalagens que devem ser de plástico que permite uma limpeza eficiente , e também diminuindo avarias no produto. Além disso o transporte deve ser feito depois que as hortaliças perderem o calor do campo e também em horários em que a temperatura seja mais baixa, evitando com que o produto final estrague.

Previsões do mercado

A previsão é de que o mercado global de temperos cresça 4,7% ao ano durante 2022 a 2027, enquanto nos anos de 2015 a 2020 o mercado tenha crescido 21,9%. Em suma, a CONSOAGRO está disposta a te ajudar caso tenha dúvidas sobre o comércio de temperos e hortaliças, entre em contato com a gente.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat