Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Universidades e empresas juniores trabalhando em prol da formação de profissionais

A formação acadêmica no contexto atual tem elevada importância no sentido da capacitação de profissionais com uma elevada aptidão em se desenvolver de acordo com a acelerada atualização exigida no mercado de trabalho. A competitividade, comumente observada no mundo dos negócios, gera uma necessidade de especialistas adaptados à uma rotina de constantes inovações. Nesse contexto, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) tem por objetivo proporcionar um enriquecimento na formação profissional de jovens universitários que buscam experiências que componham sua formação obtida em sala de aula.
Certamente, a universidade possui uma atuação fundamental ao suprir alguns requisitos necessários para que o aluno possa aplicar o conhecimento acadêmico adquirido, de forma teórica e prática. Aliado a esse padrão, as empresas juniores complementam a formação dos discentes durante a graduação e auxiliam na formação de profissionais capacitados a partir de uma vivência empresarial completa. Dentro das EJs os empresários juniores desenvolvem diferentes competências como de gestão, associadas à competências técnicas e gerenciais. Essas experiências são adquiridas a partir da vivência no desenvolvimento de projetos para a sociedade no geral, porém com responsabilidade, já que todos os projetos são acompanhados por um docente responsável.
Quanto ao desenvolvimento pessoal, as EJs proporcionam o progresso do caráter técnico dos alunos, elevando o senso de responsabilidade e compromisso assumidos com necessidade de manter qualidade dentro do tempo estipulado. A oratória, liderança, capacidade de negociação e trabalho em equipe evoluem consideravelmente, assim, adquirindo experiências e maturidade para o mercado de trabalho, sendo um diferencial para a carreira. O empreendedorismo tem papel importante durante a vivência empresarial ainda dentro da faculdade, posto que o MEJ tem como missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.
Por fim, a vivência dentro de uma EJ, de forma geral, proporciona o que apenas a conquista de um diploma não entrega. A junção entre aprendizado técnico em sala de aula e crescimento prático dentro da empresa garante como resultado uma formação mais completa e abrangente. Nesse sentido, os gaps presentes no ensino tradicional em sala de aula são muitas vezes solucionados dentro da EJ e, por outro lado, o aprendizado acadêmico serve como um alicerce, propiciando todo insumo técnico necessário para todo o avanço que as EJs representam para a carreira do aluno.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat