Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Como o bom planejamento da safra da soja pode nos ajudar a escolher a melhor época de semeadura da cultura?

A soja é muito sensível ao fotoperíodo, ou seja, o comprimento do dia afeta as plantas da soja e por isso a época de plantio contribui drasticamente para uma boa ou má produtividade da cultura. A maioria das lavouras de soja não são plantadas na época ideal e isso impacta negativamente a produtividade e lucratividade dessa atividade.

Desde o surgimento da ferrugem asiática no Brasil em 2002, a safra da soja sofre com diferentes custos de produção e épocas de plantio diferentes. Isso ocorre pois o controle da doença demanda investimento e falhas no manejo podem representar quedas expressivas na produtividade.

Por isso, os produtores devem iniciar o plantio o mais rápido possível após o vazio sanitário, pois assim áreas de soja encontrarão menos esporos do fungo causador da ferrugem asiática, ou seja, a pressão do inóculo é menor logo após o vazio. Há também outros fatores que interferem no atraso do plantio, como o clima, uma vez que só deve-se semear após o início das primeiras chuvas. O risco de iniciar o plantio antes do período chuvoso se dá quando sementes ficam um longo período sem germinar e consequentemente acabam ficando expostas à pragas e doenças, essa exposição pode reduzir o stand e a produtividade da lavoura.

Em 2020, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, criou uma portaria que acabou com a data-limite para o plantio da soja no Paraná, ou seja, agora os agricultores podem realizar o plantio da soja até janeiro e colher até o dia 15 de maio do ano agrícola – prazo estabelecido pela portaria para colheita ou interrupção do ciclo da cultura no Estado. Essa portaria possibilitou o cultivo da soja safrinha, porém essa prática é restrita ao cultivo de um ciclo de soja por ano, ou seja, só é permitido o plantio da soja safrinha, se antes na lavoura outra cultura tenha sido cultivada (como o milho ou feijão).

Diante do atraso do plantio da soja, devemos ressaltar que essa técnica traz altos riscos para a produção da cultura, como a maior probabilidade de surgimento de ferrugem e ataque de percevejos, além de fatores climáticos que podem influenciar a fase de enchimento de grãos.  Segundo Divânia de Lima, pesquisadora da Embrapa Soja, o plantio tardio só deve acontecer quando não há condições climáticas ideais para que ocorra a semeadura na época indicada da cultura. Para ela, existem muitos riscos quando a questão é o plantio tardio.

Com isso, devemos sempre ter em mente que a safra de qualquer cultura começa muito antes do processo de plantio, portanto, realizar o planejamento da safra é fundamental. Como exposto, estudar o clima da região é muito importante, bem como escolher uma cultivar recomendada para a região em que a lavoura está localizada.

O planejamento agrícola e financeiro para a safra da soja inclui mapear a operação de plantio e definir quanto e quando se pretende plantar, qual a capacidade de plantio, quantos hectares serão plantados, para que assim possamos ajustar máquinas e a quantidade insumos que serão utilizadas. Diante de todos os aspectos apresentados, a CONSOAGRO enxerga a importância de planejar a safra da cultura da soja e, portanto, estamos dispostos a ajudar você produtor de soja a planejar a sua safra e explorar o máximo de produtividade que a sua área permite. Está com problemas para implantar a cultura da soja? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat