Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Como podemos conduzir o plantio da soja da melhor forma possível?

A soja é muito importante no Brasil, sendo a  maior cultura em produção, produtividade e área plantada. Para atingir a alta produtividade, é necessário tomar medidas assertivas durante todo o ciclo da cultura. A fase de plantio da soja é determinante na produtividade final, por isso devemos nos atentar à diversos fatores que podem vir a interferir na safra.

Análise de solo e adubação no plantio da soja

A análise do solo é a principal ferramenta que possibilita avaliar a fertilidade e só a partir dessa análise podemos tomar decisões assertivas de calagem e adubação. Sem a análise química, física e biológica do solo e um programa adequado de adubação, dificilmente a safra da soja será rentável.

A análise das propriedades do solo deve ser realizada na propriedade cerca de 3 meses antes do plantio da soja, bem como a amostragem do solo deve ser bem distribuída, pois a área de uma propriedade nunca é homogênea. Com o resultado da análise devemos repor os nutrientes que faltam no solo, e para isso, lembre-se que para cada região existe uma tabela para determinar a adubação necessária para a soja.

Escolha da cultivar

Uma ferramenta que ajuda a escolher uma boa cultivar de soja para uma determinada região é o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), uma vez que esse zoneamento visa diminuir os riscos relacionados à fenômenos climáticos adversos e melhor época de plantio da soja para cada região nos diferentes tipos de solo e ciclos das cultivares. Dessa maneira é possível  encontrar as cultivares de soja mais adaptadas à sua região, bem como definir a época preferencial de semeadura.

População de plantas ideal para o sistema

Para que a soja atinja o máximo de produtividade no campo, a população de plantas e o espaçamento entre as linhas deve ser respeitado. Uma boa distribuição de plantas no campo pode resultar em até 60% de produtividade a mais. Para que a população ideal de plantas seja efetiva, devemos planejar a safra antes mesmo do plantio, uma vez que o plantio realizado antes da época das chuvas pode fazer com que a semente demore a germinar e ocorra, consequentemente, o ataque de pragas e doenças e a diminuição da densidade final de plantas.

A densidade ideal de plantas aproveita melhor os nutrientes e água do solo e  solo, alcançando melhores resultados produtivos. Recomenda-se que a média de plantas por hectare é de cerca de 300 mil plantas, embora em situações favoráveis ao acamamento é recomendável diminuir para 200 mil plantas por hectare.

Custo do plantio da soja

Mensurar o custo do processo produtivo da cultura é fundamental para a gestão agrícola da propriedade. Segundo a CONAB, os itens que apresentam a maior porcentagem dos gastos da produção são os fertilizantes e defensivos agrícolas. Saber o custo de todos os itens envolvidos na safra influencia as tomadas de decisão, por isso é importante registrar todas saídas e entradas de dinheiro (fluxo de caixa).

O plantio da soja é uma etapa muito importante para obter uma boa produtividade e rentabilidade da lavoura, só é possível atingir bons níveis por meio do planejamento da implantação da cultura, pois assim pode-se definir a melhor época de semeadura, a cultivar ideal, a densidade de população adequada e até mesmo estimar os gastos gerados durante todo o ciclo da cultura. Devido a isso a CONSOAGRO oferece o planejamento das safras, para auxiliar você produtor rural a alcançar safras produtivas e rentáveis. Está enfrentando problemas para implantar a cultura da soja? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat