Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Você sabe o que são commodities agrícolas?

O termo commodity vem da língua inglesa e sua tradução para o português é mercadoria. No entanto, o termo abrange todos os produtos que são ofertados no mercado sem qualquer tipo de diferenciação significativa. Nesse sentido, as commodities agrícolas são aqueles produtos primários e homogêneos vindos diretamente das lavouras.

O Brasil é conhecido historicamente pela produção de bens agrícolas Nos últimos anos, a produção e exportação de soja, por exemplo, ganhou bastante destaque, tornando o Brasil o maior exportador de soja a nível mundial e o segundo país em maior produção, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além do Brasil, muitos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento praticam a exportação de produtos primários para alavancar as suas economias.

Por exemplo, no nosso país as commodities têm uma elevada importância por estarem associadas ao agronegócio. Também é interessante observar que, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio atualmente é responsável por cerca de metade das exportações brasileiras. Além disso, em 2017 o setor representou uma parte considerável das riquezas produzidas no Brasil, correspondendo a 21% do PIB.

Deste modo, as commodities agrícolas no Brasil tem crescido em produção e produtividade, gerando riqueza e muitas vezes sendo a base para a economia. Nesse sentido, as commodities mais relevantes produzidas e exportadas por nosso país são: café, suco de laranja, soja e milho. Entretanto, se por um lado o país se beneficia com essas mercadorias, por outro lado se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Por exemplo, quando há uma elevada demanda internacional por determinado produto primário, os preços sobem e os produtores e exportadores são favorecidos com um maior lucro. Todavia, em um quadro de recessão ou crise mundial, as commodities acabam se se desvalorizando e prejudicando os ganhos.

Dessa maneira, observa-se que mesmo as commodities tenham uma grande importância no mercado brasileiro, o país acaba ficando dependente da oscilação dos valores e demandas desses produtos no mercado mundial.

Outro fator a se considerar é que grande parte das exportações agrícolas brasileiras são, de certa forma, de matéria-prima para produção de produtos específicos nos países de destino, o Brasil importa os produtos já industrializados que são produzidos a partir da matéria-primeira brasileira, portanto, nós produzimos a comodity por um valor baixo e compramos de volta por um preço mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat