Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

2020/21 pode ser a safra de ouro para a cultura da soja, saiba como isso será possível.

Na safra 2020/21 o Brasil pode chegar a colher 278 milhões de toneladas de grãos, aumentando cerca de 8% em relação ao último ciclo. Esse montante representa a produção de 15 grãos, sendo que milho, soja, algodão, arroz e feijão participam com 95% do total. Essas estimativas fazem parte das Perspectivas para a Agropecuária Safra 2020/21 – Edição Grãos.

A perspectiva da produção de soja está prevista em cerca de 133,5 milhões de toneladas. O aumento da projeção da colheita da soja se baseou na expectativa de melhor produtividade, que pode chegar a 3.526 quilos por hectare, e no aumento na área cultivada com a cultura. O avanço da soja ocorre, preferencialmente, em áreas de pastos degradados, de renovação de cana-de-açúcar e em regiões onde há troca de cultura.

O interesse pela oleaginosa decorre da expectativa de que o grão continue com boa rentabilidade. Com a valorização do dólar e a demanda internacional os preços do grão devem ser, uma vez que o ritmo de vendas antecipadas está elevado. De acordo com a Conab, até o mês de agosto, cerca de 40% das 131 milhões de toneladas estimadas para a safra da soja 2020/21 já foi comercializada, contrapondo as vendas do ano passado, que giraram em torno de 20%, no mesmo período. Ou seja, as vendas atuais já envolvem duas vezes mais que o habitual.

No cenário internacional, a possibilidade de países, como a Argentina, diminuírem o investimento na produção de grãos pode abrir novas possibilidades de mercado para o Brasil. A Conab estima que as exportações brasileiras de soja aumentem até 5,8%, indo para 86,79 milhões de toneladas – a China pode obter cerca de 80% desse volume.

A perspectiva é de que os preços dos grãos de soja continuem maiores de que os da safra anterior, mas vale ressaltar que o preço dos insumos que serão utilizados durante a safra também cresceram, portanto, para que a produção de soja seja rentável para o produtor, temos que ter em mente o custo de produção de soja real e o mais exato possível.

A rentabilidade de uma cultura é dependente de diversos fatores e algumas vezes o período da venda influencia diretamente nessa questão pois, como dito anteriormente, a comercialização antecipada da soja está batendo recordes. Com isso, realizar um estudo da viabilidade da cultura, o planejamento e acompanhamento da safra permitirá retornos e benefícios para o produtor rural.

Analisando todo o cenário em que o Brasil está inserido, é de suma importância o estudo, planejamento e acompanhamento da safra da soja 2020/21, a fim de aumentar a lucratividade e rentabilidade do grão. A CONSOAGRO pode auxiliar você A CONSOAGRO pode auxiliar você produtor rural a entender melhor o seu processo produtivo e ainda acompanha-lo para que não haja surpresas desagradáveis no fim da safra. Está enfrentando problemas no desenvolvimento da safra da soja? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat