Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Conservação do Solo

A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo.

O solo é parte do sistema de produção agrícola, é o fator de produção capaz de reter os nutrientes e a água  e, assim, criar um sistema que promove a ciclagem de nutrientes e desenvolver uma diversidade de microrganismos que permitam a materialização da matéria orgânica e consequentemente o cultivo de plantas para produção dos alimentos . Portanto garantir a conservação adequada desse meio finito e sua preservação  vai além do ideal econômico, é um dever social.

Para sua manutenção e viabilizar uma terra agricultável, o solo necessita de cuidados especiais para que não ocorra desgastes, perdas e danos. O processo de erosão é responsável por elevadas perdas de partículas de solo todos os anos, as quais são arrastadas para outras áreas, causando grande s prejuízos tanto econômicos quanto ambientais, como o assoreamento de mananciais e enchentes.

Dentre as principais estratégias utilizadas para conservação do solo, podemos considerar as práticas conservacionistas e as vegetativas.

Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo.

 Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.

 Dentre essas estratégias, podemos citar:

  • Uso do sistema de plantio direto: que consiste na utilização de restos culturais da cultura antecessora, como forma de proteger o solo contra a chuva, processos erosivos e à altas temperaturas.
  • Adoção de terraços na propriedade conforme o declive do terreno: permite que a estrutura acumule a água da chuva e proteja a área restante mais próxima.
  • Rotação de culturas: faz com que o solo receba diferentes estímulos de raízes, evita o esgotamento de nutrientes e melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
  • Evitar trânsito com maquinários pesados sobre o solo: e assim diminuir a compactação a fim  de aumentar a porosidade e reter mais água no solo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat