Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

Importância da correção da fertilidade do solo

A correção do solo tem como objetivo principal estabelecer o equilíbrio entre cátions e íons no solo para que as plantas se desenvolvam de forma saudável evitando a presença de pragas e doenças e assim aumentar a produtividade do plantio.

Os solos brasileiros tendem geralmente a ser mais ácidos apresentando maior quantidade de íons, principalmente o hidrogênio (H), que nem sempre são ideais para o desenvolvimento de uma determinada cultura

A amostragem de solo é a primeira e mais crítica etapa de um bom programa de correção do solo e adubação por meio dela pode-se saber como está a saúde da terra.

A partir dos resultados dessa análise, é possível montar um diagnóstico, no qual identificamos se há ou não a necessidade de alguma correção, com base nas características da cultura que se pretende plantar.

Para a correção do solo geralmente é recomendada por meio da gessagem e/ou calagem, a qual consiste em aplicar substâncias para aumentar o teor de cálcio e enxofre, a fim de haver mais interação e absorção de nutrientes. Para isso é preciso seguir as orientações de um especialista que irá prescrever qual é melhor o corretivo mais indicado para aquela determinada situação e se os insumos são a base de calcário dolomítico, calcítico, magnesiano, entre outras opções.

A necessidade de calagem pode ser determinada por três métodos: o método baseado nos teores de Ca, Mg e Al trocáveis no solo, o método da solução tampão SMP e o método da saturação por bases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat