Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Jr.

COMO FUNCIONA O VAZIO SANITÁRIO DA SOJA?

O QUE É O VAZIO SANITÁRIO DA SOJA? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

O vazio sanitário da soja é um período de, no mínimo, 60 dias em que não se pode plantar ou manter plantas vivas de soja no campo.

Ainda mais, esta medida tem como objetivo de diminuir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante o período de fim da colheita (pós-colheita) até o início do novo plantio. E também, atrasar a ocorrência da doença durante a safra.

Desse modo, depois da colheita da soja, o produtor deve acabar com todas as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou métodos físicos.

Ainda assim, cada estado possui um período estabelecido para cumprir o vazio sanitário, assim, quem não cumprir as regras estabelecidas, ficará sujeito a receber uma auto de infração.

Portanto, para saber mais sobre a ferrugem asiática acesse o link https://consoagro.com.br/tag/ferrugem-asiatica-da-soja/
E para outras curiosidades, acesse: https://blog.aegro.com.br/ferrugem-asiatica/

FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA

Atualmente, no Brasil, 13 estados e o Distrito Federal usam o vazio sanitário, estabelecido por meio de normativas estaduais.

No Paraná, por exemplo, inicia-se este período no dia 10/06, e se estende até o dia 10/09.

A princípio, o controle da ferrugem-asiática da soja possui um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra.
Nesse sentido, além do produtor ter que eliminar os pés de soja de forma voluntária durante o vazio sanitário,  existem ainda outras estratégias de manejo da ferrugem-asiática que levam em consideração diversos fatores.


IDENTIFICAÇÃO DA FERRUGEM

Para identificar a ferrugem no campo, você deve monitorar sua lavoura:

Observe as folhas das plantas do terço inferior ou médio e verifique se existe a presença de sintomas e/ou estrutura do fungo.

Na parte superior da folha, observe se há pontos escuros e, se encontrar, use uma lupa e observe se na parte de baixo há saliências (urédias), pois nessas partes da planta que são formados os esporos (Urediniósporos).

MEDIDAS DE MANEJO PARA A FERRUGEM DA SOJA
  • a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada
  • a utilização de cultivares com genes de resistência
  • o monitoramento da lavoura desde o início do desenvolvimento da cultura
  • utilização de fungicidas no surgimento dos sintomas na região afetada.

Desde que foi identificada no Brasil, em 2001, a doença foi controlada com a aplicação de fungicidas isolados e também, por misturas de algumas formulações. Então para a ferrugem da soja, há redução na sensibilidade de fungicidas dos grupos químicos: Estrobilurinas, Triazóis e Carboxamidas.

Desse modo, pesquisas feitas pelos membros do Consórcio Antiferrugem, confirmam redução na eficiência dos fungicidas desde a safra 2007/08. Além de que leva em conta a função da adaptação do fungo.

Curiosidades

  1. O fungo só sobrevive e se reproduz em plantas vivas;
  2. Ocorre quando as folhas estão molhadas e com temperaturas entre 16°C a 28°C, sendo mais favoráveis a doença;
  3. A ferrugem asiática foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2001;
  4. Na safra 2016/2017 foram identificados 415 pontos com ocorrência de ferrugem asiática. Os estados com maiores dispersão foram Rio Grande do Sul (115), Paraná (87) e Mato Grosso do Sul (64);
  5. Medidas feitas para o controle são o uso de fungicidas com diferentes modos de ação.

Nesse sentido, veja abaixo como deve ser feito o vazio sanitário:

Como fazer o vazio sanitário?

  • – O produtor deve limpar a área de cultivo;
  • – Destruir as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou com métodos físicos;
  • – Aguardar o período estipulado pela sua região.

E como fica a área da lavoura durante esse período de tempo?

Nesse caso, a área da lavoura deve ficar vazia. Desse modo, o produtor rural pode aproveitar para investir nas características físicas, químicas e biológicas do solo. Esse melhoramento vai visar produzir com ganho maior na próxima safra.

 

CONCLUSÃO

Desse modo, pode-se observar acima a importância do vazio sanitário da soja. E entender o seu o objetivo que é reduzir o ataque de pragas e doenças em culturas como soja, feijão e algodão. 

Por fim, para o produtor tomar as decisões corretas, ele tem que se informar. Além disso, procurar profissionais que o ajudem a montar cenários. E além disso, utilizar todo seu conhecimento e experiência agronômica.

Agora que você sabe dessa importância, procure saber qual é o período em que o vazio sanitário é usado no seu estado. Além de já preparar a sua área. Isso vai te ajudar a escapar de perdas com a doença na sua lavoura.

A CONSOAGRO está disposta a te ajudar no planejamento e implantação da cultura e no acompanhamento de safra. Caso tenha dúvidas com o vazio sanitário, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat